Para celebrar o terceiro ano letivo em atividade, iniciado em março de 2019, nós Residentes de Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo registramos a tradicional foto anual nas dependências da FMUSP.
Após muitos anos de lutas pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), somente em 2016 o Brasil reconheceu a Residência de Medicina de Emergência como Especialidade Médica, a despeito de já existir há mais de meio século nos EUA, por exemplo.
Em 2017 iniciamos o Primeiro Ano do Programa aqui na Faculdade de Medicina da USP, com 12 (doze) vagas anuais e 03 (três) anos de duração, sendo, portanto, o maior Programa desta Especialidade com 36 (trinta e seis) vagas distribuídas nos 03 (três) anos.
Em março de 2019, com o ingresso dos 12 (doze) novos R1s, realizamos o sonho de registrar nossa fotografia com as três gerações de futuros Emergencistas do HCFMUSP!!! (Infelizmente nem todos estão na foto, pois alguns estão em Estágios Externos, como na Europa e EUA, por exemplo).
Nosso Programa chega ao Terceiro Ano com mais vigor do que nunca, com Estágios nas Unidades de Emergência dos diversos Institutos do HCFMUSP (ICHC – Instituto Central, INCOR – Instituto do Coração, IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia, ICR – Instituto da Criança, ICESP – Instituto do Câncer e IPQ – Instituto de Psiquiatria) além de Estágios Externos, como no GRAU (Atendimento Pré-Hospitalar – Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), HIAE – Hospital Israelita Albert Einstein e HU – Hospital Universitário da USP.
Além dos cenários assistenciais completamos este ano nosso Treinamento Teórico-Prático com Simulações no Laboratório de Habilidades da FMUSP (LabHab), Programa de Treinamento de Procedimentos em Cadáveres na Anatomia da FMUSP, Treinamento em Ultrassonografia Point-of-Care além das sessões semanais às quartas-feiras de Discussões Teóricas, ECG Weekly e as Plataformas Digitais interativas de aprendizado.
Com um Programa robusto, um Staff qualificado e três gerações de Residentes comprometidos com a Medicina de Emergência no Brasil, temos ainda muito a construir, mas a certeza de que o maior beneficiário desta apaixonante especialidade sairá vencedor:
O Paciente que procura o Departamento de Emergência!
por Eduardo João
Médico Residente do 3º ano de Medicina da Emergência do HCFMUSP
Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP